Palestrantes 2019

Mariana Perroni

Mariana Perroni é Medical Advisor da unidade Watson Health na IBM, sendo responsável por desenvolver estratégias que envolvam a tecnologia (com foco em inteligência artificial e computação cognitiva) como vetor de transformação da Saúde e da Medicina e, logo, auxiliem na resolução de desafios crônicos do setor. Antes disso, coordenou projetos envolvendo as soluções Watson for Oncology, Watson for Genomics e Watson for Drug Discovery. Possui graduação em Medicina pela UNITAU, residência em Clínica Médica pelo Hospital Municipal de São José dos Campos e residência em Medicina Intensiva pelo Hospital Albert Einstein.

 

Profª. Drª. Valquíria Pelisser Campagnucci

Valquíria Campagnucci realizou a 1ª cirurgia de transplante de coração do Brasil. É pesquisadora do grupo Procedimento Cardíacos Minimamente Invasivos (liderado pelo Dr. Luiz A. Rivetti). Atua como Médica-Chefe de Clínica Adjunta na Irmandade da Santa Casa de São Paulo e, também, como professora-assistente na FCM-Santa Casa. Possui graduação em Medicina pela PUC-Campinas, residência em Cirurgia Cardíaca pela Santa Casa, e mestrado e doutorado em Cirurgia pela Santa Casa. Detém os títulos de especialista em Cirurgia Cardíaca e Medicina Intensiva.

 

Giovana Chekin Portella

Giovana Chekin atua como Médica 2ª Assistente da Clínica de Adolescência do Depto. de Pediatria da Santa Casa e, também, como pediatra no Pronto-Atendimento do Hospital Santa Catarina. Possui graduação em Medicina pela Santa Casa, residência em Pediatria pela Santa Casa, e especialização em Medicina do Adolescente pela Santa Casa.

 

Profª. Drª. Celina Maria Turchi Martelli

Em 2017, Celina Turchi foi considerada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista TIME, devido à sua atuação na pesquisa que associou o vírus Zika à microcefalia. Em 2016, foi considerada uma das 10 cientistas mais importantes do mundo pela revista Nature. Atua como pesquisadora na Fiocruz-PE, coordena o Grupo de Pesquisa de Epidemia da Microcefalia (em Recife), é membro do Comitê Assessor de Epidemiologia e Saúde Pública do CNPq e, também, faz parte do comitê que gere o IATS (Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde). Possui graduação em Medicina pela UFG, mestrado em Epidemiologia pela London School of Hygiene & Tropical Medicine (Reino Unido), e doutorado em Saúde Pública pela USP.

 

Profª. Drª. Carmen Lucia Penteado Lancellotti

Carmen Lancelotti é referência nacional em pesquisas relacionadas à Neuroanatomia e à Neuropatologia. Atua como Professora-Titular na FCM-Santa Casa. Possui graduação em Medicina pela Santa Casa, e mestrado e doutorado em Patologia pela USP.

 

Prof. Dr. Paulo Celso Bosco Massarollo

Paulo Massarollo é referência em temas relacionados a transplante de fígado, ressecções hepáticas e hemodinâmica portal. Atua como Professor-Doutor do Depto. de Cirurgia da FMUSP. Possui graduação em Medicina pela USP, residência em Cirurgia Geral e Cirurgia do Aparelho Digestivo pela USP, e doutorado em Clínica Cirúrgica pela USP.

 

Prof. Dr. Sérgio Tufik

Sérgio Tufik é diretor do Instituto do Sono. Além disso, atua como Professor-Titular do Depto. de Psicobiologia da UNIFESP, como assessor científico da FAPESP e da CAPES, como presidente da AFIP, e como membro de diversas entidades (como a World Association of Sleep Medicine e a Associação Brasileira de Sono). Possui graduação em Medicina pela Santa Casa, mestrado em Fisiologia pela USP, e doutorado em Psicofarmacologia pela Escola Paulista de Medicina.

 

Profª. Drª. Sandra Maria Matta

Sandra Matta pesquisa temas relativos à Imunonutrição, investigando como uma dieta adequada pode servir ao tratamento de condições severas (como AIDS, hepatites, demência, síndrome de Down e transplante de órgãos abdominais). É especialista em Nutrição Ortomolecular e Nutrigenômica pela FAPES e em Oncologia pelo Hospital A.C. Camargo. Atua como nutricionista no IPP (Instituto de Prevenção Personalizada) e, também, como coordenadora do programa Transplantes Sem Fronteiras.

 

Prof. Dr. Dani Ejzenberg

Dani Ejzenberg realizou a 1ª cirurgia de transplante de útero seguida por gravidez e nascimento. Atua como médico no Hospital das Clínicas e, também, como assessor técnico da Secretaria Municipal de São Paulo. Possui graduação em Medicina pela USP, e mestrado e doutorado em Ginecologia e Obstetrícia pela USP. Detém os títulos de especialista em Reprodução Humana e Endoscopia Ginecológica.

 

Prof. Dr. Fernando Cotait Maluf

Fernando Maluf é fundador do Instituto Vencer o Câncer e do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos. Além disso, atua como Diretor Associado e Chefe da Oncologia Clínica no Hospital da Beneficência Portuguesa, como Professor Livre-Docente da FCM-Santa Casa (ministrando a disciplina de Clínica Cirúrgica), como fellow do Memorial Sloan Kettering Cancer Center e, também, faz parte do comitê que gere o Centro de Oncologia do Hospital Albert Einstein. Possui graduação em Medicina pela Santa Casa, residência em Medicina Interna e Clínica Médica pela USP, e doutorado em Urologia pela USP.

 

Prof. Dr. Claudio Luiz Lottenberg

Claudio Lottenberg é presidente da UnitedHealth Group Brasil, ramo nacional de uma das maiores empresas de cuidados à saúde. Foi presidente do Hospital Albert Einstein durante 15 anos, e nele permanece como presidente do Conselho Deliberativo. Além disso, atua como Vice-Presidente do Conselho Deliberativo da Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria. Possui graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina, mestrado e doutorado em Oftalmologia pela Escola Paulista de Medicina, e aperfeiçoamento em Urgências Oftalmológicas pelo Manhattan Eye, Ear and Throat Hospital.