Palestrantes 2019

Mariana Perroni

Mariana Perroni é Medical Advisor da unidade Watson Health na IBM, sendo responsável por desenvolver estratégias que envolvam a tecnologia (com foco em inteligência artificial e computação cognitiva) como vetor de transformação da Saúde e da Medicina e, logo, auxiliem na resolução de desafios crônicos do setor. Antes disso, coordenou projetos envolvendo as soluções Watson for Oncology, Watson for Genomics e Watson for Drug Discovery. Possui graduação em Medicina pela UNITAU, residência em Clínica Médica pelo Hospital Municipal de São José dos Campos e residência em Medicina Intensiva pelo Hospital Albert Einstein.

 

Valquíria Pelisser Campagnucci

Valquíria Campagnucci é chefe do setor de Cirurgia Cardíaca da Santa Casa e, também, pesquisadora do grupo Procedimentos Cardíacos Minimamente Invasivos da FCM-Santa Casa (liderado pelo Dr. Luiz A. Rivetti). Atua como Médica-Chefe de Clínica Adjunta na Irmandade da Santa Casa de São Paulo e, também, como professora-assistente na FCM-Santa Casa. Possui graduação em Medicina pela PUC-Campinas, residência em Cirurgia Cardíaca pela Santa Casa, e mestrado e doutorado em Cirurgia pela Santa Casa. Detém os títulos de especialista em Cirurgia Cardíaca e Medicina Intensiva.

 

Andreas Kaasi

Andreas Kaasi é fundador da Eva Scientific Ltda., empresa voltada às tecnologias de engenharia de tecidos, biorreatores e medicina regenerativa. Foi convidado para participar de projetos de bioengenharia na indústria farmacêutica de Cambridge (Inglaterra), no Hospital Albert Einstein, e na Faculdade de Engenharia Química da UNICAMP. Possui graduação e mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade Técnica da Dinamarca (em conjunto com a Universidade de Copenhague).

 

Celina Maria Turchi Martelli

Em 2017, Celina Turchi foi considerada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista TIME, devido à sua atuação na pesquisa que associou o vírus Zika à microcefalia. Em 2016, foi considerada uma das 10 cientistas mais importantes do mundo pela revista Nature. Atua como pesquisadora na Fiocruz-PE, coordena o Grupo de Pesquisa de Epidemia da Microcefalia (em Recife), é membro do Comitê Assessor de Epidemiologia e Saúde Pública do CNPq e, também, faz parte do comitê que gere o IATS (Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde). Possui graduação em Medicina pela UFG, mestrado em Epidemiologia pela London School of Hygiene & Tropical Medicine (Reino Unido), e doutorado em Saúde Pública pela USP.

 

Dani Ejzenberg

Dani Ejzenberg realizou a 1ª cirurgia de transplante de útero seguida por gravidez e nascimento. Atua como médico no Hospital das Clínicas e, também, como assessor técnico da Secretaria Municipal de São Paulo. Possui graduação em Medicina pela USP, e mestrado e doutorado em Ginecologia e Obstetrícia pela USP. Detém os títulos de especialista em Reprodução Humana e Endoscopia Ginecológica.

 

Carmen Lucia Penteado Lancellotti

Carmen Lancelotti é referência nacional em pesquisas relacionadas à Neuroanatomia e à Neuropatologia. Atua como Professora-Titular na FCM-Santa Casa. Possui graduação em Medicina pela Santa Casa, e mestrado e doutorado em Patologia pela USP.

 

Paulo Celso Bosco Massarollo

Paulo Massarollo é referência em temas relacionados a transplante de fígado, ressecções hepáticas e hemodinâmica portal. Atua como Professor-Doutor do Depto. de Cirurgia da FMUSP. Possui graduação em Medicina pela USP, residência em Cirurgia Geral e Cirurgia do Aparelho Digestivo pela USP, e doutorado em Clínica Cirúrgica pela USP.

 

Sérgio Tufik

Sérgio Tufik é diretor do Instituto do Sono. Além disso, atua como Professor-Titular do Depto. de Psicobiologia da UNIFESP, como assessor científico da FAPESP e da CAPES, como presidente da AFIP, e como membro de diversas entidades (como a World Association of Sleep Medicine e a Associação Brasileira de Sono). Possui graduação em Medicina pela Santa Casa, mestrado em Fisiologia pela USP, e doutorado em Psicofarmacologia pela Escola Paulista de Medicina.

 

Sandra Maria Matta

Sandra Matta pesquisa temas relativos à Imunonutrição, investigando como uma dieta adequada pode servir ao tratamento de condições severas (como AIDS, hepatites, demência, síndrome de Down e transplante de órgãos abdominais). É especialista em Nutrição Ortomolecular e Nutrigenômica pela FAPES e em Oncologia pelo Hospital A.C. Camargo. Atua como nutricionista no IPP (Instituto de Prevenção Personalizada) e, também, como coordenadora do programa Transplantes Sem Fronteiras.

 

Ricardo de Paula Leite Cury

Ricardo Cury é chefe do Grupo de Joelho do Departamento de Ortopedia e Traumatologia (DOT) da Santa Casa. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ) em 2011 e 2012 e diretor da mesma instituição entre 2006 e 2010. É membro da ISAKOS (International Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Othopaedic Sports Medicine), da SLARD (Sociedad Latinoamericana de Artroscopia, Rodilla y Deporte) e da Sociedade Brasileira de Traumatologia Esportiva. Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, residência em Ortopedia e Traumatologia pela Santa Casa, e mestrado e doutorado em Ortopedia e Traumatologia pela Santa Casa.

 

Fernando Cotait Maluf

Fernando Maluf é fundador do Instituto Vencer o Câncer e do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos. Além disso, atua como Diretor Associado e Chefe da Oncologia Clínica no Hospital da Beneficência Portuguesa, como Professor Livre-Docente da FCM-Santa Casa, como fellow do Memorial Sloan Kettering Cancer Center e, também, faz parte do comitê que gere o Centro de Oncologia do Hospital Albert Einstein. Possui graduação em Medicina pela Santa Casa, residência em Medicina Interna e Clínica Médica pela USP, e doutorado em Urologia pela USP.

 

Claudio Luiz Lottenberg

Claudio Lottenberg é presidente da UnitedHealth Group Brasil, ramo nacional de uma das maiores empresas de cuidados à saúde. Foi presidente do Hospital Albert Einstein durante 15 anos, e nele permanece como presidente do Conselho Deliberativo. Além disso, atua como Vice-Presidente do Conselho Deliberativo da Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria. Possui graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina, mestrado e doutorado em Oftalmologia pela Escola Paulista de Medicina, e aperfeiçoamento em Urgências Oftalmológicas pelo Manhattan Eye, Ear and Throat Hospital.

 

Antônio Carlos Endrigo

Antônio Carlos Endrigo é diretor de TI na Associação Paulista de Medicina (APM) e CEO da NexoData (serviço de prescrição eletrônica de medicamentos). Foi sócio-fundador da Dativa Conectividade, serviço de automatização de pagamentos entre prestadores de serviços (como consultórios e hospitais) e operadoras de Saúde (como convênios médicos) que foi vendido à Cielo em 2007. Além disso, atuou como presidente do evento Global Summit Telemedicine & Digital Health e como superintendente no Unibanco Saúde. Possui graduação em Medicina pela Universidade São Francisco e residência em Cirurgia Geral pelo Hospital Municipal de Taubaté.

 

Daniel Romero Muñoz

Daniel Muñoz é chefe do Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da FMUSP e atua como professor-titular de Medicina Legal, Medicina do Trabalho e Bioética na mesma instituição. Além disso, é membro-fundador da Academia Nacional de Medicina Legal e membro da Câmara Técnica de Medicina Legal do CREMESP. Foi membro da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e, por 30 anos, atuou como médico-legista (certificado pelo Instituto Médico Legal e pela Academia de Polícia Civil da SSP-SP). Possui graduação em Medicina pela Santa Casa, residência em Hematologia pelo Instituto Nacional do Ministério de Previdência Social, especialização em Medicina do Trabalho pela USP, mestrado em Patologia Experimental e Comparada pela USP, e doutorado em Patologia pela USP.

 

Nelson Wolosker

Nelson Wolosker é vice-presidente de Pesquisa e Inovação do Hospital Israelita Albert Einstein e pesquisador do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEPAE). Além disso, atua como Professor Livre-Docente da FMUSP e como cirurgião vascular e endovascular do Hospital Israelita Albert Einstein. Foi Chefe do Departamento de Cirurgia Vascular e Endovascular do Hospital do Câncer A. C. Camargo. Possui graduação em Medicina e residência em Cirurgia Geral pela Santa Casa, residência em Cirurgia Vascular pela USP, e doutorado em Clínica Cirúrgica pela USP. Detém os títulos de especialista em Cirurgia Vascular, Cirurgia Endovascular e Videocirurgia.