Palestrantes

 

Dr. Aleksandro B. Ferreira

 Com os jogos eletrônicos cada vez mais frequentes na infância das crianças, é importante para médicos, não só pediatras, entender como esse fato pode afetar o desenvolvimento neuropsicomotor. Com esse objetivo, o Dr. Aleksandro abordará o tema, falando não só sobre como jogos eletrônicos influenciam a infância, como também quais atividades dão mais adequadas para cada faixa etária. Dr. Aleksandro é médico assistente do departamento de pediatria da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e professor voluntário da disciplina de propedêutica pediátrica da FCMSCSP.

 

Dr. Antonio Carlos da Costa

 Pós-graduado em nível Mestrado em Medicina, ortopedia e traumatologia pela FCMSCSP em 2000 e Doutorado em Medicina, ortopedia e traumatologia pela mesma instituição em 2006. Exerce o cargo de chefe do Grupo de Cirurgia de Mão e Microcirurgia do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de São Paulo desde 2008. Tem experiência na área de medicina, com ênfase em ortopedia, atuando principalmente nas áreas de cirurgia da mão, microcirurgia, malformações congênitas dos membros superiores e reconstrução dos membros. O Dr. Antônio Carlos trará sua vasta experiência para o CoMASC para demonstrar como a microcirurgia está envolvida dentro da medicina nos dias atuais.

 

Prof. Dr. Felipe Henning Gaia Duarte

Graduado pela Universidade Federal de Alagoas em 2000, o Prof. Dr. Felipe Gaia irá participar do XXXIV CoMASC falando de um assunto que é de interesse de muitos alunos: suplementação para atletas. Como muitos alunos da medicina são atletas e que muitas vezes utilizam suplementação que nem sempre está correta, este palestrante vem para elucidar possíveis questões não abordadas ao longo do curso. Venha entender como potencializar sua atividade física com um especialista no assunto.

 

Dr. Luís Eduardo Procopio Calliari

Com graduação na FCMSCSP, o Dr. Luís Eduardo participará do CoMASC compartilhando seus conhecimentos dobre diabetes, doença crônica que afeta quase 7% da população brasileira e que necessita de tratamento diário. Venha entender nessa palestra, além da diabetes em si e quais seus tipos, quais são os tratamentos que estão vigentes para enfrentar essa doença e quais os tratamentos que as novas pesquisas poderão trazer para o futuro. Não perca essa oportunidade de conhecer um pouco sobre a promessa do tratamento do diabetes, chamado “pâncreas artificial”.

 

Prof. Dr. Marcelo J. Mimica

Com graduação (2001) em Medicina pela FCMSCSP, o Prof Dr. Marcelo Mimiça tratará, em sua palestra, sobre o microbioma humano. Dará atenção especial para os novos aspectos deste assunto, como os tratamentos desenvolvidos recentemente a partir de pesquisas dobre flora intestinal e sua relação com saúde e outros aspectos da vida do paciente.

 

Márcia Maluf

Em uma parceria IFMSA e CoMASC, a palestrante Márcia Maluf, de 64 anos, falará de sua experiência como a primeira mulher submetida a um transplante de coração no Brasil. Márcia mostrará os cuidados que toma diariamente e que a mantém viva há 21 anos e também a dificuldade desse cuidado. Ainda demonstrará como a relação médico-paciente foi determinante para que pudesse seguir o tratamento e tivesse uma vida produtiva e com qualidade. Venha prestigiar Márcia Maluf e sua história!

 

Profa. Dra. Maria do Patrocínio Nunes e Dr. Eduardo de Castro

  

Atualmente, a medicina é uma profissão um tanto quanto prestigiada e muito procurada, mas o que não se pensa muitas vezes é o que significa ser um aluno de medicina. Por isso, em sua palestra, a Profa. Dra. Maria do Patrocínio Nunes e o Dr. Eduardo de Castro falarão sobre a atual situação da educação médica no país e seus problemas muitas vezes estruturais. Na palestra, será discutido ainda como essa estrutura de ensino secular afeta a saúde mental dos estudantes, usando dados coletadas em pesquisas atuais na FMUSP.
A Profa. Dra. Maria do Patrocínio Nunes é graduada em medicina pela FMUSP, com doutorado em patologia pela mesma intituição e com linha de pesquisa em Educação Médica. O Dr. Eduardo, por sua vez, é médico psiquiatra pela FMUSP e coordenador do Grupo de Apoio Psicológico ao Aluno da FMUSP.

 

Dr. Ricardo Vasconcelos

Com graduação em medicina na FMUSP e residências em clínica médica e infectologia pelo HCFMUSP, atualmente cursando doutorado sobre PrEP no Departamento de Moléstias infecciosas e Parasitárias da FMUSP, e coordenador do SEAP HIV/Aids, ambulatório especializado em HIV do HCFMUSP e coordenador dos projetos PrEP Brasil e HPTN083, o Dr. Ricardo Vasconcelos falará sobre este assunto inovador da medicina do país.

 

Dr. Willian Ferreira

Por mais longe que possa parecer, a crise dos refugiados é um problema global. Localizada no mar Egeu, a ilha de Lesvos passou, em pouco tempo, de um destino de férias para uma das principais rotas de fuga de milhares de pessoas de diferentes países. E a ERCI (Emergency Response Centre International) está 24h por dia, 7 dias na semana, auxiliando refugiados que buscam melhores condições de vida na Europa, seja na recepção em terra ou nos campos de refugiados.