Carla Andréa Tieppo
Pioneira na aplicação da ciência do cérebro no desenvolvimento humano e organizacional. Doutora em Ciências pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP. CEO e sócia-fundadora da Ilumne Consultoria. Há 27 anos é professora e pesquisadora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo onde é idealizadora e coordenadora da Pós-Graduação em Neurociência e o Futuro Sustentado de Pessoas e Organizações e da Pós-Graduação em Neurociência Aplicada à Educação. Ministra aulas sobre o funcionamento do sistema nervoso e suas relações com a mente e o comportamento humano. É faculty da Singularity University Brazil. Sócia-fundadora da Educação Inédita. Ministra cursos de neurociência no Instituto Conectomus. Consultora na Design Myself. Professora de Pós-Graduação Latu Sensu da PUC-RS, dos cursos Neurociência e Comportamento, Educação Transformadora, Moderna Educação e Gestão de Pessoas. Em 2019, lançou seu primeiro livro “Uma viagem pelo cérebro: a via rápida para entender Neurociência”.
Paulo Marcelo Gehm Hoff
Graduado em Medicina pela Universidade de Brasília (1991) e doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (2007). Professor Livre-Docente pela Universidade de São Paulo (2008). Presidente da Oncologia da Rede DOr São Luiz; Conselheiro Científico do Grupo Técnico de Tumores Gastrointestinais; Coordenador do Comitê de Referência em Oncologia do Estado de São Paulo da Secretaria de Estado da Saúde; Membro Titular do Conselho de Depto de Radiologia e Oncologia da Faculdade de Medicina da USP; Membro do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Vice-Presidente do Conselho Diretor do Icesp, do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo; Diretor Geral do Icesp do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Presidente da Comissão de Farmacologia do Icesp; Presidente de Comitê Executivo do Icesp; Diretor do Núcleo de Pesquisa do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo; Membro do Conselho Diretor – American Society of Clinical Oncology; FASCO 2018. Presidente da Comissão Científica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (2013-2018); Membro Titular da Cadeira 58 da Seção de Medicina da Academia Nacional de Medicina (2017). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Oncologia, atuando principalmente nos seguintes temas: câncer, câncer colorretal, oncologia, colorectal cancer e chemotherapy.
Mônica López Vázquez
Graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em 1991 e em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2002. Concluiu o Mestrado na área de Tocoginecologia em 1999 e Doutorado também em Tocoginecologia em 2004, ambos pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Atualmente é Professora Primeiro Assistente na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Professora Assistente da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Ginecologia e Obstetrícia, atuando principalmente nos seguintes temas: pré-eclâmpsia, saúde da mulher, prestação de cuidados da saúde e saúde materna.
Roberta Sessa Stilhano Yamaguchi
Graduada em Ciências Biológicas – Modalidade Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com habilitação em Biologia Molecular. Mestre e doutora em Ciências pelo programa de pós-graduação em Biologia Molecular- UNIFESP. Pós-doutorado na área de Biomateriais na University of California, Biomedical Engineering Department, Davis, Califórnia, Estados Unidos. Pós-doutorado no Departamento de Farmacologia e Bioquímica da UNIFESP. Atualmente é professora assistente de Farmacologia no Departamento de Ciências Fisiológicas (FCMSCSP), onde desenvolve pesquisa relacionada a área de Terapia Gênica e Celular via hidrogel de alginato para doenças do sistema osteomuscular. Estuda a cinética viral do SARS-CoV-2 e terapia para COVID19.
Alfredo dos Santos Netto
Médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2008). Residência em Ortopedia e Traumatologia na Santa Casa de São Paulo – Pavilhão Fernandinho Simonsen (2009 a 2012). Mestre em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2014 – 2016). Médico Assistente do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de São Paulo, atuando nos Grupos de Cirurgia de Joelho e Trauma Ortopédico. Professor Instrutor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Supervisor do Programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de São Paulo. Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Membro da Comissão de Preceptores da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Ortopedia e Traumatologia, especialmente cirurgia de joelho e artroscopia, e Ensino Médico.
Carmen Lucia Penteado Lancellotti
Graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1972), Mestre em Patologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1982) e Doutora em Patologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1990). Professora Titular da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Anatomia Patológica e Patologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: Neuropatologia, com enfoque para Tumores do Sistema Nervoso Central, Epilepsia, Neuroinfecções e Doenças degenerativas cerebrais; Doenças Infecciosas e Parasitárias, com enfoque para AIDS, sarampo, HPV, raiva e esquistossomose; Músculo esquelético, com enfoque para distúrbios do sono; Modelos experimentais e humanos em inflamação, cicatrização de feridas e enxertos; Endometriose Profunda, Alvos Terapeuticos; Responsabilidade Social, Relação Médico-Paciente e Humanização na Medicina e em profissionais da Área da Saúde.
Camilla Akemi Felizardo Yamada
Oncologista Clínica com foco em Neuro-Oncologia. Coordenadora da Neuro-Oncologia do Hospital BP- A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Coordenadora das reuniões multidisciplinares e correlação anátomo-patológica de Neuro-Oncologia do Hospital BP- A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Chair of Latin American Cooperative Oncology Group (LACOG) – Neuro-Oncology Group. 2o. Tesoureiro da Society for Neuro-Oncology Latin America (SNOLA) – 2018 até 2022 Membro do Comitê de Especialidade dos Tumores do Sistema Nervoso Central da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) – 2022 Membro da Sociedade de Oncologia Clínica (SBOC). Membro da Society for Neuro-Oncology (SNO). Membro da European Association of Neuro-Oncology (EANO). Mestranda em Ciências da Saúde na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Em andamento Curso de Sistema de Saúde e o Acesso a Novas Tecnologias no Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
Antônio José da Rocha
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (1992) e doutorado em Medicina (Radiologia Clinica) pela Universidade Federal de São Paulo (2002). Atualmente é médico neurorradiologista da DASA em São Paulo e Professor Adjunto do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, além de neurorradiologista do Hospital Central da Santa Casa de Misericordia de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurorradiologia, atuando principalmente na área de diagnóstico complementar das doenças do sistema nervoso central utilizando ressonância magnética e tomografia computadorizada. Principais áreas de pesquisa concentram-se no diagnóstico por imagem das doenças neurodegenerativas e desmielinizantes. Também desenvolve pesquisa com o aprimoramento do uso clínico de novas técnicas de ressonância magnética e aplicações de tomografia computadorizada multidetectores nas urgências neurológicas e neurocirúrgicas.
Arthur Guerra de Andrade
Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC (1978) e Doutorado em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com o tema Avaliação de Tratamentos do Alcoolismo (1991). Pós-doutorado na School of Public Health, Johns Hopkins University (EUA), Fullbright Commission (1991-1992). Livre-docência pelo Departamento de Psiquiatria da FMUSP (1996). Foi Presidente do International Council on Alcohol and Addictions – ICAA (2014-2017). Atualmente é Professor Titular de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Medicina do ABC, Professor Associado do Departamento de Psiquiatria da FMUSP, Coordenador do GREA, Programa do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Coordenador do Programa Redenção da Prefeitura Municipal de São Paulo e Presidente Executivo do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA).
Ricardo Abrantes do Amaral
Graduado em medicina (1987) e residência em psiquiatria (1991) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestrado (2003) e doutorado (2010) na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Professor colaborador do Departamento de Psiquiatria da FMUSP. Coordenador do setor de ensino do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas (GREA) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP. Professor da Faculdade de Medicina da Universidade Nove de Julho (Uninove). Professor da Faculdade de Medicina da Universidade Anhembi Morumbi
Guilherme Peres Messas
Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP (1992), mestre em medicina pela Faculdade de Medicina da USP (1999), doutor em medicina pela Faculdade de Medicina da USP (2001) e pós-doutor no Instituto de Psiquiatria da FMUSP (2004). Experiência na área de Psiquiatria e Psicopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: psiquiatria fenomenológica; psicopatologia fenomenológica, psicopatologia dos transtornos relacionados ao álcool e drogas, história da psiquiatria. Professor Assistente da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordenador da Especialização em Psicopatologia Fenomenológica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Member of the Management Team of the Collaborating Centre for Values-Based Practice, St. Catherine´s College, Oxford, como Faculty Lead for the International MetaMasters in Phenomenology and Values-based Clinical Care. Líder para o Brasil do Collaborating Centre for Values-Based Practice in Health and Social Care, St Catherine´s College, Oxford, desde 2019. Membro da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas (ABRAMD) Fenomenologia. Ex-Coordenador da Câmara Temática Interdisciplinar sobre Drogas do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (CTDrogas). Membro da WPA Section of Philosophy and Humanities in Psychiatry. Ex-Membro do Conselho Municipal de Drogas de São Paulo (COMUDA). Membro do Conselho Estadual de Drogas do estado de São Paulo (CONED); Ex-Membro da Congregação da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Membro da Câmara Técnica de Política sobre Drogas da Coordenadora de Política sobre Drogas (COED), da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.
Marcelo Feijó de Mello
Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1984), mestre em (1992), doutor em Psiquiatria pelo Hospital do Servidor Público Estadual FMO (1995); e doutor em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (2002). Pós-doutorado em neurociências pela UNIFESP realizado na Brown University (2003). Atualmente é professor livre-docente adjunto do departamento de psiquiatria da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo e professor pleno da faculdade de medicina do Hospital Israelita Albert Einstein. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria, atuando principalmente nos seguintes temas: transtorno de estresse pós-traumático, depressão, cortisol, estresse e diagnóstico.
Mônica Carolina de Miranda
Possui graduação em Psicologia pela Universidade São Marcos (1995), mestre (2000) e doutora (2004) em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo. Membro fundadora do Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil (NANI), ligado a AFIP. Foi Professora Associada Visitante na Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, Depto de Psicologia (2016-2017). Professora Afiliada da UNIFESP. Foi Professora da Universidade Ibirapuera, atuando no Programa de Mestrado em Psicologia – área Psicossomática (2017-2021). Integrante do GT Neuropsicologia da ANPEPP e do Conselho Federal de Psicologia. Pesquisadora associada da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE). Coordena o Projeto Pela Primeira Infância (PPI). Integra como Pesquisador Principal um Projeto Temático (FAPESP 2016-2022) sobre o desenvolvimento da autorregulação do comportamento na adolescência/puberdade. em cooperação com pesquisadores nacionais e internacionais (Irã). Editora Associada do periódico Trends in Psychiatry and Psychotherapy. Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia Cognitiva e do Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção, memória, funções executivas, avaliação psicológica e neuropsicológica; desenvolvimento neuropsicológico.
José Mariani Júnior
Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Catanduva – SP (1993). Residência em Clínica Médica pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo – SP (1995-1996). Residência em Cardiologia Clínica (1997-1998) e em Cardiologia Intervencionista (1999-2001) no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; Pós – Graduação. Doutor em Ciências Médicas, área de Cardiologia, pela Faculdade de Medicina da USP. Especializações: Clínica Médica, Cardiologia Clínica e Intervencionista. Coordenador da Comissão Permanente de Certificação da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (2018-2020). Atualmente é Médico Coordenador do Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista da Santa Casa de São Paulo e do Hospital Santa Isabel – Grupo Dor; Professor Assistente na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; Coordenador, Co-Diretor e Médico em Cardiologia Intervencionista do Centro de Intervenção Cardíaca Complexa na Medicina Intervencionista do Hospital Israelita Albert Einstein (SP); Coordenador do Centro de Treinamento em Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Israelita Albert Einstein, homologado pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista; Membro da Comissão de Reavaliação dos Centros de Treinamento em Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista. Suas linhas de pesquisa são: Doença Aterosclesrótica Coronariana, Intervenção Coronária Percutânea, Imagenologia Intracoronária e Doença Cardíaca Estrutural.
Márcia Regina Barros da Silva
Graduação e Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (1991), mestre (1988) e doutora (2004) em História Social pela USP, Livre Docente na área de História das Ciências e da Tecnologia também pela USP – FFLCH (2020). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História Social (mandato 2020-2022). Diretora por três mandatos do Centro de Apoio à Pesquisa em História – CAPH “Sérgio Buarque de Holanda” da FFLCH e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias – ESOCITE.BR (2017-2019), da qual atualmente é membro do Conselho Deliberativo. Presidente em dois mandatos da Sociedade Brasileira de História da Ciência – SBHC (2012 a 2016). Vice-presidente (2017-2019). Membro da Comissão Editorial da Revista de História (2013-2016). Pesquisadora de Produtividade do CNPq, trabalhando com história do Brasil, nas especialidades história das ciências, história da saúde, saúde pública, história da educação superior, história da historiografia das ciências e história da informática.